sábado, 13 de setembro de 2008

mídia e futebol

EXTRAÍDO DO IMPEDIMENTO

Ibope do Brasileirão. Exemplo de mídia corintiana?

Inspirado nos companheiros do Observatório Verde, que fazem crítica de mídia em relação àquilo que é noticiado sobre o Palmeiras, vi uma nota hoje no Uol que não pode deixar de passar por esse tipo de análise.

O portal anunciava: "Sem Corinthians, ibope do futebol cai 11% na Globo". A nota, assinada por Daniel Castro, começava assim: "A queda do Corinthians para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro evidenciou ainda mais a importância do clube [grifo meu] para o desempenho da Globo no Ibope de São Paulo."

No que o colunista de televisão se baseava para fazer tal afirmação? Segundo dados de audiência do Ibope sobre a Série A do Brasileirão, a emissora registrou média de 19,7 pontos na Grande São Paulo, contra 22,2 do mesmo período em 2007, o que representaria uma queda de 11%.

A grande questão é: por que isso evidenciaria a importância do Timão para o Ibope da emissora? No pé da nota, por exemplo, há uma informação interessante. O Brasileirão na Band cresceu 21% em audiência, passando de uma média de 4 pontos em 2007 para 4,9 neste ano. Ou seja, a queda do Corinthians, segundo a tese, só fez mal para a vênus platinada...

Mas outros fatos não são ditos. Por exemplo, a simples evidência de que a Globo vem perdendo audiência ano a ano desde 2004, passando de 22,6 pontos de média para 18 no primeiro semestre. Nada a ver com o time do Parque São Jorge estar na Série A ou B. Em se tratando de Campeonato Brasileiro, em 2007, a audiência do Timão (na primeira divisão) na TV aberta (Globo e Bandeirantes) caiu 16% em relação ao ano anterior. Uma queda, diga-se, inferior à geral do Brasileirão (18,5%), que chegou no ano passado a 26 pontos (21,8 na Globo), enquanto em 2006 foram 31,9 pontos (25,8 na Globo).

Trocando em miúdos, a média geral de audiência da emissora carioca vem caindo antes de 2008, assim como a do Brasileirão. Atribuir a queda de agora ao Timão na Série B é de um achismo digno de nota. Aliás, segundo os números e a análise pouco cuidadosa, a manchete bem poderia ser:

"Na Série B, Timão perde 40% de audiência"

Justo, já que sua média na Globo passou de 29,4 para 17,7 pontos no Ibope. Claro que isso desconsideraria vários outros fatores como dia e horário de transmissão, mas se é pra brincar, a gente brinca.

Um comentário:

Unknown disse...

"Touché", Mosqueteiro. E o confronto direto será no Palestra, "touché", hehehe.