terça-feira, 16 de setembro de 2008

Jogo 100 reais

Aposto 100 reais como serão veiculadas notícias no país dando por insignificante a participação brasileira na crise boliviana e, mais ainda, dizendo que o Brasil corre riscos por culpa da inércia da diplomacia nacional. Como não faço aposta no escuro, tenho a coragem por, antes de tudo, ler o que a imprensa internacional fala sobre o assunto (é a BBC):

Da BBC

'Lula toma as rédeas na crise boliviana', diz 'El País'

Segundo jornal, participação na cúpula demonstra peso do Brasil na região.

- A cúpula da Unasul realizada na segunda-feira à noite para discutir a crise na Bolívia marca o crescente peso que o presidente Luís Inácio Lula da Silva está adquirindo na região, segundo reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal espanhol El País.

Em matéria intitulada, "Lula toma as rédeas da crise boliviana", o diário diz que Lula apresentou uma série de exigências para aceitar ir ao encontro em Santiago do Chile, e o fato de elas terem sido acatadas, demonstram sua importância na mediação do conflito.

"A presidente do Chile, Michelle Bachelet - país que exerce a presidência temporária da Unasur -, convocou a reunião, mas foi Lula quem deu transcendência a ela, ao confirmar sua presença e conseguir que as partes em conflito na Bolívia lhe entregassem sua confiança", escreve o El País.

"Lula impôs condições para viajar a Santiago e as conseguiu. Pediu uma trégua prévia entre (o presidente boliviano Evo) Morales e a oposição, o que foi feito. Exigiu a aceitação expressa de La Paz para que ele intercedesse na crise, e a obteve. Mais, os rivais de Morales comemoraram a mediação brasileira, apesar de Lula os ter repreendido por usar a violência para desafiar o governo."

Nenhum comentário: