domingo, 15 de fevereiro de 2009

Anchovas

A anchova é peixe adequado à brasa, casa bem com o assado na churrasqueira, no fundo da casa. Selecione uma de porte médio, 1 quilo e alguns gramas, e faça o seguinte:
1. Abertura ao meio, espalmando-a.
2. Separe a cabeça (comida não se joga fora).
3. Estenda o peixe e salpique sal grosso na parte sem escamas (em pequena quantidade pois ele será dissolvido com o marinado).
4. Um limão e espalhe o caldo por toda a extensão (atenção, o coador é prudente para que se retenha o puro suco, sem gomos ou sementes, que amargam terrivelmente).
5. Deixe por 30 minutos.
6. Leve ao braseiro, sem labareda alguma, com a parte das escamas voltadas para baixo. Na parte superior, rabisque com azeite de oliva.
7. Enquanto isso, operação cabeça, utilizando-a na feitura do caldão ou pirão.
8. Refogue a cabeça em generoso azeite, com cebolas e pimenta.
9. Acrescente água e deixe ferver, ferver bastante (se quiser realizar antes de botar o peixe na brasa, um tanto melhor).
10. Quando estiver bem encorpado, duas opções: uma servir com arroz, como verdadeiro caldão; outra, engrossar no próprio caldo, com farinha de mandioca previamente dissolvida na água fria, e tirar de lá um autêntico pirão.
11. Enquanto isso, a anchova já assou. Se quiser, vire para dourar. Se não quiser, a carne branca, sem dourar, marinada previamente, é das melhores, depois de assada.
12. Umas folhas de manjericão e pronto. Bom apetite.

Ps. Encontram-se anchovas no interior, graças à logística dos grandes hipermercados.

Nenhum comentário: